Conheça as Provas / Equitação de Trabalho

A disputa de Equitação de Trabalho é dividida em quatro provas diferentes Ensino, Maneabilidade, Velocidade e Prova da Vaca (esta última, apenas nas competições por equipes), em que são somados todos os pontos para efeito de classificação final.

Prova de Ensino: É a primeira etapa a ser cumprida. Trata-se de uma prova de Adestramento, realizada sobre uma reprise formada por entre 15 e 17 exercícios que devem ser obrigatoriamente cumpridos. A não execução de qualquer movimento zera o competidor nesta prova. A finalidade da etapa é demonstrar as habilidades do cavalo na realização dos exercícios de ensino, atendendo imediatamente aos comandos do cavaleiro. As manobras refletem a condução necessária para o animal de lida executar as tarefas do dia-a-dia. Exercícios como troca de mão, mudança de direção, controle da velocidade e recuo, entre outros, são avaliados. Essa prova é executada em terreno liso, nua pista retangular com dimensões de 40x20m, delimitada por uma cerca com altura mínima de 30cm e máxima de 50cm.

Prova de Maneabilidade: Segunda etapa das disputas de Equitação do Trabalho, tem como objetivo pôr em evidência a capacidade do cavaleiro e do cavalo de superarem, com tranqüilidade, precisão, estilo e regularidade alguns obstáculos que reproduzem dificuldades encontradas no campo. Estes obstáculos, numerados e distribuídos na pista, devem ser transpostos apenas ao passo e ao galope, e a cada um deles, atribui-se uma nota, além das notas de conjunto. O cavalo deve estar calmo, flexível e relaxado, porém confiante e atento. O cavaleiro, por sua vez, deve requisitar cada exercício com total clareza e precisão.

Prova de Velocidade: Com pista similar à Prova de Maneabilidade, esta etapa objetiva evidenciar a capacidade do cavaleiro e do cavalo de superarem, no menor tempo possível, alguns obstáculos que reproduzem dificuldades encontradas no campo. Os obstáculos são numerados e podem ser transpostos ao passo, trote ou galope.

Prova da Vaca: Similar ao Team Penning, esta etapa é obrigatória apenas para a disputa em equipe. Realizada numa pista retangular, cercada e delimitada, a Prova da Vaca tem como objetivo a separação de uma cabeça de gado de um lote e sua condução a outro extremo da pista. Só o animal determinado é que pode ser conduzida por apenas um cavaleiro, ao outro lado da pista. Os outros três conjuntos exercem a função de auxiliares, não permitindo que a rês escolhida retorne ao lote ou saia do controle do condutor.



 

 

Confira

Conheça as Provas
Entenda as Categorias

Nossos Atletas

 

A Coudelaria
Carta de Apresentação
Infraestrutura
Principais Animais
Video Institucional
Equipe

Sobre o Lusitano
História do Lusitano
Padrão da Raça
Linha de Sangue
Principais Linhagens
Curiosidades

Modalidades
Adestramento
Equitação de Trabalho e Salto
Nossos Atletas

Plantel
Relação de Animais
Garanhões
Matrizes
Potros e Potras

Contato
Fale Conosco
Vendas
Mapa de Localização
Créditos

Melhor visualizado em 1024x768 • © Copyright 2006 • Coudelaria do Sol
Rodovia SP 332 km 160 Bairro Lagoa Bonita. Engenheiro Coelho – SP. Cep: 13165-000 Caixa Postal 30
Saiba como chegar - Melhor visualizado em 1024x768 • © Copyright 2011 • Coudelaria do Sol
Desenvolvido por @gencia expressa